A gruta do Natal, uma das principais atrações naturais da ilha Terceira, vai receber a primeira missão análoga realizada em Portugal, que pretende simular o ambiente na Lua.

Durante sete dias, os astronautas vão estar isolados num palco de experiências relacionadas com a ciência, psicologia e a tecnologia espacial.

De 22 a 28 de novembro, sete pessoas de cinco nacionalidades diferentes serão biomonitorizadas e cuidadas através de uma equipa médica que estará numa sala de controlo, permitindo simular temas de medicina remota. Também uma equipa de especialistas em espeleologia, vulcanismo, microbiologia, geoquímica e medicina espacial atuará como “mission control”.

A escolha da gruta do Natal prende-se com as caraterísticas deste tubo de lava, que regista semelhanças com as estruturas geológicas vulcânicas já estudadas e identificadas tanto na lua como em Marte.

Este projeto, promovido pela Associação “Os Montanheiros”, que gere a gruta, e pelo INESC TEC, permitirá colocar o país e a região como bandeira nas missões análogos que decorrem ao longo do mundo.